Minha lista de blogs

terça-feira, 31 de maio de 2011

Títulos de Maria


Vários títulos, mas uma só pessoa”.

DECORAÇÃO e AMBIENTAÇÃO: imagem de Nossa Senhora, uma vela e a Bíblia.
ACOLHIDA: acolher cada criança enquanto estão chegando.
ORAÇÃO INICIAL: preces e a oração da Ave-Maria.
JÁ EM SALA: expor para o grupo o tema do encontro.
DESENVOLVIMENTO: passar o slide com as imagens das algumas Nossas Senhoras.
Explicar a questão “vários títulos, mas uma só pessoa”.

As várias denominações dadas a Nossa Senhora tem relação com as diversas aparições dela – como em Lourdes ou Fátima – ou com as suas virtudes, assim a Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora das Graças. Nossa Senhora é a Mãe de Jesus e foi entregue aos cristãos através do Filho, na hora de sua morte. João, o discípulo amado a acolheu, recebeu-a em sua casa, em nosso nome: "Eis a tua mãe!" (Jo 19, 27). Cada título glorioso diz respeito a uma única mulher, a mais bendita entre todas: Maria de Nazaré, a Mãe de Deus e nossa Mãe. São muitas invocações, mas Nossa Senhora é uma só pessoa. Os vários títulos de Nossa Mãe, aumentam nossa confiança, além de demonstrar a riqueza e abundância de suas virtudes. Maria realiza de maneira mais perfeita a obediência da Fé. Fé que é uma adesão pessoal do ser humano a Deus: “Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido” (cf. Lc 1,45). Na fé Maria acolhe a vontade de Deus e sua adesão se torna incondicional: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Deus escolheu Maria, bendita entre as mulheres (cf. Lc 1,42). Isso para que? Para realizar o seu plano de amor. Por meio de Maria o Verbo do Pai, Jesus se faz humano no meio de nós. Assim, o “Sim de Maria” recriou a humanidade. Desta forma, na jovem de Nazaré, nós encontramos hoje um modelo a seguir. Ela nos leva a escolher Deus em primeiro lugar, acima de todas as prioridades. Portanto, nela podemos encontrar respostas para nosso desejo de realização nesta vida.

Maria subiu ao céu com corpo e alma unidos, mas não há registros bíblicos sobre a sua morte, apenas a tradição da Igreja Católica nos afirma que “terminado o curso da vida terrestre, Maria foi assunta em corpo e alma à glória celeste” e que Maria estava dormitando quando subiu ao céu.
Significado de Dormitação: 1 Ato de dormitar. 2 Sonolência, cochilo.
Significado de Dormitar: Dormir levemente e pouco; estar meio adormecido; cochilar.

Todas as Nossas Senhora - Roberto Carlos
Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos
Quando eu me sinto aflito, nossa Senhora da Paz
Me dá sua mão me acalma, tranquilidade me traz
Se uma lágrima me rola e o pranto eu não contenha
Choro nas escadarias de nossa Senhora da Penha
Nossa Senhora de Fátima peço que a alegria venha.
Se o perigo me preocupa eu tenho fé não me alarmo
Tenho meu escapulário, Nossa Senhora do Carmo
Senhora dos Navegantes, da Boa Viagem me guia
Pelos ares, terra e mares, me ampara, me auxilia
Me livra das tempestades, Nossa Senhora da Guia.
Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus
Todas as Nossas Senhoras são a mesma mãe de Deus.
Sou romeiro e no seu dia, na multidão mãe querida
Me ajoelho e rezo Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora da Glória, de Lourdes, de Nazaré
Virgem Santa da Saúde, da Boa Nova e da Fé
Minha mãe tanta bondade hoje eu sei bem o que é.
Nossa Senhora das Graças, da Confiança e da Luz
Senhora da Lampadosa, rogai por nós a Jesus
Virgem Esposa Imaculada do Espírito Santo adorável
Mãe Rainha e vencedora, três vezes admirável
Nossa Senhora do Brasil, do seu corpo inseparável.
Senhora da Rosa Mística, das Dores, da Conceição
De Guadalupe, Medjugore e do nosso coração.
Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus
Todas as Nossas Senhoras são a mesma mãe de Deus.

Teatro da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora.
Lucas 1,26-38 personagens Maria e o Anjo
Teatro da aparição do Anjo a José
Mateus 1,18-25 personagens José e o Anjo

Cinco minutos para cada equipe preparar sua apresentação.


ORAÇÃO FINAL: Preces espontâneas e a oração da Consagração a Nossa Senhora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário