Minha lista de blogs

terça-feira, 31 de maio de 2011

A SEMANA SANTA


“Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo!” (Lc 23,34)


DECORAÇÃO e AMBIENTAÇÃO: cartaz da CF preparar o ambiente com músicas religiosas. Se possível com ramos e uma cruz.
ACOLHIDA: acolher cada criança enquanto estão chegando.
ORAÇÃO INICIAL: Rezar o CREDO e preces espontâneas.
JÁ EM SALA: expor para o grupo o tema do encontro.
TEXTO BÍBLICO: Lucas 23,34 (só para saberem que o tema foi retirado da bíblia)
OBSERVAÇÃO: saber se pesquisaram sobre a semana santa e indagar o que cada um descobriu.

DESENVOLVIMENTO: falar sobre a semana santa desde o domingo de ramos até à sexta feira santa.

A Semana Santa é o grande retiro espiritual, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. ♥No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.
2ª A 4ª FEIRAS – ♥Nestes dias, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana.
TRIDUO PASCAL- ♥O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.
QUINTA-FEIRA SANTA -♥ Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual. ♥Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor. ♥Nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.” Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno e do serviço. Essa é a lição da celebração.

Quinta-feira santa

* Instituição da Eucaristia               
* Instituição do Sacerdócio        
* Oração de Jesus no Horto das Oliveiras         
* Prisão de Jesus
“Jesus Cristo deu-se a si mesmo como presente para nós. Ele gosta das pessoas. Foi por isso que ELE morreu e ressuscitou. Mas antes de voltar junto ao Pai, reuniu-se com os apóstolos e lhes deixou a Eucaristia, onde ELE mesmo se doou aos apóstolos e a todos os homens de todos os tempos.” (Mc 14, 12-26).

Sexta-feira santa

* Condenação e morte de Jesus                  
* Sepultamento de Jesus                             
            “Com sua morte na cruz, Jesus nos obteve o perdão dos nossos pecados.”   (Jo 19, 25-27)
DINÂMICA: encenação da instituição da eucaristia. Enquanto um catequista lê o texto bíblico Mc 14,12-26 outro catequista representa o que está sendo lido. Reunir as crianças em volta da mesa e distribuir um pão e vinho (pode ser suco ou refrigerante) simbolizando o corpo e o sangue de Cristo.
TAREFINHA: distribuir uma tarefinha para ser feita na sala de encontro. Após alguns minutos fazer uma correção da tarefa.
PARA O PRÓXIMO ENCONTRO: procurar na Bíblia os textos e escrever sobre o que fala cada texto e o que você entendeu: Lucas 19,29-40; João 13,4-17; Lucas 22,7-20; João 18,2-12; João 18,28-40; Lucas 23,33-49; Lucas 23,50-56 e Lucas 24,1-12.
ORAÇÃO FINAL: todos juntos com a equipe catequética e todas as etapas. Rezar um Pai-Nosso e preces espontâneas.
Fixar novamente o horário do próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário