Minha lista de blogs

terça-feira, 31 de maio de 2011

O Terço


“Uma rosa para Maria

Decoração e ambientação: imagem de nossa senhora, uma vela e a bíblia.
Acolhida: acolher cada criança enquanto estão chegando.
Oração inicial: preces e a oração da ave-maria.
em sala: expor para o grupo o tema do encontro.
Desenvolvimento: O ROSÁRIO E O TERÇO
O rosário é uma oração bíblica, cristocêntrica (Cristo é o centro), pois, os mistérios contemplados são os mistérios centrais da história da salvação, da nossa fé, nesses mistérios meditamos toda a vida de Jesus desde seu nascimento até a sua ressurreição e as orações que se rezam são orações tiradas da Sagrada Escritura. É por isso que se diz que o rosário é a Bíblia do povo.
A palavra ROSÁRIO vem de rosa. Cada Ave-Maria é uma rosa que entregamos à nossa Mãe Maria O rosário é composto de 20 mistérios para serem contemplados e é dividido em quatro partes, cada qual contendo 5 mistérios. Cada uma dessas partes é chamada de terço.

A família que reza o terço segue o exemplo da família de Nazaré: põe Jesus no centro, partilha com ele alegrias e sofrimentos, coloca em suas mãos necessidades e projetos, e recebe esperança e força.

O terço é uma reza simples que fortifica a Fé, alimenta nossa esperança e nos impulsiona a amar como Jesus. É uma reza fácil de ser rezada em qualquer tempo e lugar, permanecendo assim uma reza nova e atual. Faz crescer o amor é a fraternidade entre nós, ajuda – nos a superar os sofrimentos e dificuldades do dia - a – dia, com alegria e paz.

Vamos ler uma historinha?

Tia Teca era uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, ela foi vender suas verduras na casa de um senhor e lá perdeu o seu Terço. Passados alguns dias, tia Teca voltou àquela casa, e este senhor veio logo zombar dela dizendo: - Você perdeu o seu Deus?

Ela respondeu: - Eu? Perder o meu Deus? Nunca.

Então ele pegou o Terço e disse: - Não é este o seu Deus?

- Graças a Deus, o senhor encontrou o meu Terço. Muito obrigada.

- Por que a senhora não troca este cordão com essas sementinhas pela Bíblia? - perguntou ele.

E ela humildemente respondeu: - Porque a Bíblia eu não sei ler, não senhor, e, com o Terço, eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no meu coração.

- Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?

- Posso sim - respondeu Tia Teca pegando o Terço e disse: - Quando eu pego na cruz, lembro-me que o filho de Deus derramou o Seu Sangue, pregado numa cruz, para nos salvar. Essa primeira conta grossa me lembra que há um só Deus onipotente e essas três contas pequenas, as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor nos ensinou, que é o Pai-nosso. O Terço tem cinco mistérios, que me fazem lembrar as cinco chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo. E cada Mistério tem dez Ave-marias, que me fazem lembrar os dez mandamentos, que o Senhor escreveu nas Tábuas de Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem vinte Mistérios, que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos, cinco Gloriosos e cinco Luminosos. De manhã, quando me levanto para iniciar minha luta do dia-a-dia, eu rezo os Mistérios Gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria em Nazaré. Ao meio dia, para não desanimar, eu rezo os mistérios Luminosos que me lembram de Jesus pregando e ensinando o caminho certo, à tardinha, no meu cansaço e fadiga do trabalho, eu rezo os Mistérios Dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário. Quando chega a noite, com as lutas vencidas, eu rezo os Mistérios Gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a Salvação a toda humanidade.

Ele, depois de ouvir tudo isso, disse: - EU NÃO SABIA DISSO. TIA TECA, ME ENSINA A REZAR O TERÇO!



Como rezar o terço

           
Mistérios Gozosos: segunda e sábado
Contemplam a infância de Jesus
1º- Anunciação à Virgem Maria;
2º- Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel;
3º- Nascimento de Jesus em Belém;
4º- Apresentação de Jesus e purificação de Maria;
5º- Perda e encontro de Jesus no Templo.

Mistérios Dolorosos: terça e sexta
Contemplam a Paixão e Morte de Jesus
1º- Agonia de Jesus no horto;
2º- Flagelação de Jesus;
3º- Jesus é coroado de espinhos;
4º- Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário;
5º- Jesus é pregado na cruz.

Mistérios Gloriosos: quarta e domingo
Contemplam a glória de Jesus,
1º- Ressurreição de Jesus;
2º- Ascensão de Jesus ao Céu;
3º- Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos;
4º- Assunção de Maria;
5º- Coroação de Maria no Céu.

Mistérios Luminosos: quinta
Contemplam a vida pública de Jesus:
1º- Batismo de Jesus no rio Jordão;
2º- Jesus se revela nas Bodas de Caná;
3º- Jesus anuncia o Reino de Deus;
4º- Transfiguração de Jesus;
5º- Jesus institui a Eucaristia na Ceia Pascal.


*Em nome do Pai...
Na cruz: Oferecimento.
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
*Creio em Deus Pai...
*Primeira conta maior: Um Pai Nosso
*As três primeiras contas menores: Três Ave-Marias em honra a Santíssima Trindade.
*Segunda conta maior: Gloria ao Pai...
*Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
*Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar uma Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
*Recitar um Glória ao Pai depois das dez Ave Marias.

Agradecimento

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha…

             * Salve Rainha, mãe de misericórdia…


Oração final

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário