A chegada dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na Arquidiocese de Vitória foi marcada por uma grande festa. O Bote Fé Vitória reuniu centenas de jovens, que vibraram de alegria ao receberem no município de Fundão a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.
Para celebrar o momento, uma missa, presidida por Dom Wladimir Joaquim Lopes Dias, e concelebrada por Dom Rubens Sevilha e pelo padre Alceri Francisco Alves foi realizada ao ar livre, em frente a Igreja Matriz São José, em Fundão.
Em sua homilia, Dom Wladimir ressaltou a importância do evento para a juventude arquidiocesana. "O Bote Fé Vitória é uma oportunidade para que você jovem demonstre a sua fé em Cristo, a sua força e esperança". Já Dom Sevilha, lembrou o momento de "expectativa" que a Igreja vivencia em todo o mundo, com a escolha do novo Papa. Em seguida, o Bispo pediu que a juventude presente fizesse uma oração para o Conclave.
Com o fim da Celebração, às 8h15, deu início à grande carreata, que levou a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria para Catedral Metropolitana de Vitória. Despertando a curiosidade das pessoas que passavam pelo centro de Fundão, organizados em mais de 25 carros, os jovens seguiram em carreata, cantando com alegria o Hino da JMJ.
Durante o percurso, diversas comunidades da Área Pastoral da Serra, se dirigiram à BR 101 para prestigiar a carreata. Uma cena em especial chamou a atenção dos peregrinos. Uma multidão de fiéis ao ver a carreata com os Símbolos da Jornada Mundial, subiu em cima de um viaduto, localizado na Serra Sede, para saudar os peregrinos, que ficaram emocionados e contentes com a acolhida. No entanto, por orientação da Polícia Federal, os jovens que seguiam em carreata não puderam parar os veículos para fazer um momento de oração e agradecimento, o que causou descontentamento em grande parte dos fiéis.
Um dos jovens que ficou emocionado com a participação das comunidades da Serra, foi Hebber Lima, da Paróquia Sagrados Corações de Jesus, de Barcelona. "Senti uma alegria imensa ao ver tantas pessoas no asfalto nos esperando". Para ele, o evento está sendo uma oportunidade para "proclamar" a fé católica e mostrar a "vivacidade da juventude".
A coordenadora do Bote Fé Vitória, Deidilaura Teixeira, avalia que o objetivo do evento é incentivar a juventude capixaba a participar da JMJ Rio2013, que será realizado em julho na cidade carioca . "O Bote Fé é uma prévia do que vai acontecer no Rio de Janeiro. Este evento apresenta a alegria de Cristo para a nossa juventude arquidiocesana", explicou.
Após quase duas horas de peregrinação, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude foram recepcionados por centenas de jovens na Catedral, que acolheram com aplausos e cantos a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora.
fonte: http://www.aves.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário