Minha lista de blogs

sábado, 23 de março de 2013

Semana Santa

Domingo de ramos - a missa começará às 7 horas da manhã na Comunidade São Tiago onde acontecerá a benção dos ramos e depois seguiremos em procissão para a Comunidade irmã São João Batista. Padre Élson.

Missa Penitencial - na terça feira dia 26/03/2013 às 19:30 horas na Comunidade São Tiago. Padre Vanderlan.

Quinta-feira Santa - celebração da palavra às 19:30 horas. Após, adoração do Santíssimo.

Sexta-feira Santa - via sacra às 6 horas da manhã pelas ruas do bairro com encerramento na Igreja São Tiago com a encenação da Paixão.
                               - às 15:00 horas celebração da palavra.

Sábado Santo - às 19:00 horas a Comunidade São Tiago segue em procissão para a Comunidade São Pedro onde acontecerá a vigília pascal com o Padre Cloves.

Assembleia de Páscoa - às 5:00 horas na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora.

Esperamos por todos lá.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Crianças da Comunidade São Tiago.

No próximo sábado, dia 23/03 às 15hs terá início a catequese em nossa comunidade.
Convidamos a todas as crianças acima de 4 anos para participar com a gente.
Os encontros de adolescentes, para os que fizeram primeira eucaristia no ano passado, também começam neste sábado, às15hs.
... Esperamos todos vocês.

Beijos, Tia Ju.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco


Símbolos da Jornada deixam a Arquidiocese

Imagem

Para milhares de fiéis da Arquidiocese de Vitória, a noite da última quarta-feira (13) foi muito especial. Shows e missas marcaram as últimas horas do Bote Fé, evento preparatório para a Jornada Mundial.
A programação noturna teve início às 18h, com a chegada dos Símbolos da JMJ ao Colégio Marista, no Centro de Vila Velha. Sob a bênção do Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Wladimir, foi celebrado o Ângelus. Logo depois, às 20h, Dom Rubens Sevilha, Bispo Auxiliar e também Referencial da Juventude, presidiu missa para milhares de jovens que estavam no local.
O relógio marcava 22h quando a Banda Rosa de Saron subiu ao palco, montado na área externa do Colégio Marista, para a alegria dos presentes. Bruna Gomes, moradora de Guarapari e fã de carteirinha da banda, disse:
“Já estava com muita vontade vir ao Bote Fé, quando foi anunciado o show do Rosa então, não tinha como não comparecer. E valeu a pena, o show foi lindo”, ressaltou ela.
De acordo Deidilaura Teixeira, coordenadora do evento, a peregrinação dos símbolos na Arquidiocese superou todas as expectativas.
“Foi tudo muito lido de ver. No show, toda a quadra estava tomada por jovens, mesmo sendo um dia de semana”,destacou.
Pontualmente, às 00h30, teve início a Vigília, que contou com a presença de um dos padres da Comissão Arquidiocesana para a Jornada Mundial da Juventude, Padre Antônio Peroni que, parafraseando Dom Sevilha, disse “Se a Cruz está vazia, é porque Jesus está conosco”.
Já passava das 02h, quando se iniciou o desmonte da Cruz Peregrina e o deslocamento do Ícone de Nossa Senhora. Com a ajuda de voluntários, os Símbolos foram devidamente guardados para prosseguir, durante a madrugada, para o município de Anchieta. Para, logo depois, seguirem em direção à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.
 
 
 

Com muita emoção, Símbolos da Jornada passam pelo Convento

Imagem

Após Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Vitória na tarde desta quarta-feira (13) a programação do Bote Fé Vitória prosseguiu com uma carreata da Catedral Metropolitana em direção à Prainha, no município de Vila-Velha.
Centenas de pessoas acompanharam o trajeto da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora rumo ao munícipio mais antigo do Estado. Conduzidos por Pe. Anderson, os fieis iniciaram os primeiros passos da Via Sacra no Convento da Penha às 15h, poucos minutos antes de serem informados que a Igreja tinha um novo líder.
“Foi muita emoção, não podia acreditar que no dia do nosso Bote Fé, teríamos uma notícia tão boa assim”afirmou Gabrielle Rossi, voluntária da JMJ e primeira pessoa no local a exclamar em voz alta “Habemus Papam” (em português: "Temos um Papa”).
Após o anúncio, uma euforia tomou conta dos presentes, que entoaram cantos e bateram muitas palmas.
Quem também não podia conter a animação era Deidilaura Teixeira, coordenadora do Bote Fé.
“Eu não tenho nem palavras para expressar minha emoção, poder subir o convento com os Símbolos, e agora saber que, neste momento, já temos um novo Papa, isso é de uma grandeza incrível.”
A Via Sacra chegou ao Campinho no exato momento em que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, era anunciado pelo cardeal diácono francês Jean-Louis Tauran, como novo líder da Igreja.
O evento prosseguiu com Vésperas Solenes da Exaltação da Santa Cruz. Com um pequeno atraso, os símbolos foram levados, em passeata em direção Colégio Marista, no Centro de Vila Velha, onde continuou a programação.
 



 

 


Símbolos da JMJ são acolhidos em Vitória

Imagem

A chegada dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na Arquidiocese de Vitória foi marcada por uma grande festa. O Bote Fé Vitória reuniu centenas de jovens, que vibraram de alegria ao receberem no município de Fundão a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.
Para celebrar o momento, uma missa, presidida por Dom Wladimir Joaquim Lopes Dias, e concelebrada por Dom Rubens Sevilha e pelo padre Alceri Francisco Alves foi realizada ao ar livre, em frente a Igreja Matriz São José, em Fundão.
Em sua homilia, Dom Wladimir ressaltou a importância do evento para a juventude arquidiocesana. "O Bote Fé Vitória é uma oportunidade para que você jovem demonstre a sua fé em Cristo, a sua força e esperança". Já Dom Sevilha, lembrou o momento de "expectativa" que a Igreja vivencia em todo o mundo, com a escolha do novo Papa. Em seguida, o Bispo pediu que a juventude presente fizesse uma oração para o Conclave.
Com o fim da Celebração, às 8h15, deu início à grande carreata, que levou a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria para Catedral Metropolitana de Vitória. Despertando a curiosidade das pessoas que passavam pelo centro de Fundão, organizados em mais de 25 carros, os jovens seguiram em carreata, cantando com alegria o Hino da JMJ.
Durante o percurso, diversas comunidades da Área Pastoral da Serra, se dirigiram à BR 101 para prestigiar a carreata. Uma cena em especial chamou a atenção dos peregrinos. Uma multidão de fiéis ao ver a carreata com os Símbolos da Jornada Mundial, subiu em cima de um viaduto, localizado na Serra Sede, para saudar os peregrinos, que ficaram emocionados e contentes com a acolhida. No entanto, por orientação da Polícia Federal, os jovens que seguiam em carreata não puderam parar os veículos para fazer um momento de oração e agradecimento, o que causou descontentamento em grande parte dos fiéis.
Um dos jovens que ficou emocionado com a participação das comunidades da Serra, foi Hebber Lima, da Paróquia Sagrados Corações de Jesus, de Barcelona. "Senti uma alegria imensa ao ver tantas pessoas no asfalto nos esperando". Para ele, o evento está sendo uma oportunidade para "proclamar" a fé católica e mostrar a "vivacidade da juventude".
A coordenadora do Bote Fé Vitória, Deidilaura Teixeira, avalia que o objetivo do evento é incentivar a juventude capixaba a participar da JMJ Rio2013, que será realizado em julho na cidade carioca . "O Bote Fé é uma prévia do que vai acontecer no Rio de Janeiro. Este evento apresenta a alegria de Cristo para a nossa juventude arquidiocesana", explicou.
Após quase duas horas de peregrinação, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude foram recepcionados por centenas de jovens na Catedral, que acolheram com aplausos e cantos a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora.
 

Juventude Arquidiocesana acolhe os Símbolos da JMJ em Fundão

 

Imagem
A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram recebidos com festa e aplausos pela juventude arquidiocesana em Fundão, na manhã desta quarta- feira, dia 13.

http://www.aves.org.br

Primeira aparição como Papa


O Papa Francisco apareceu ao povo na sacada (ou varanda) central da Basílica de São Pedro por volta das 20 horas e 30 minutos (hora de Roma). Vestindo apenas a batina papal branca, acompanhou a execução da Marcha Pontifical e saudou a multidão com um discurso:
Irmãos e irmãs, boa-noite!Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.
O Papa rezou as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai, dedicando-as ao Papa Emérito. Em seguida, completou:
E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo... este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim.
 
O Papa abaixou a cabeça em sinal de oração, e toda a Praça silenciou por um momento. Por fim, realizou sua primeira bênção Urbi et Orbi, e despediu-se da multidão dizendo "Boa noite, e bom descanso!".

Primeiras palavras do Papa Francisco.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Arquidiocese se prepara para festejar Nossa Senhora da Penha

Imagem
As comunidades da Arquidiocese de Vitória já podem se preparar para celebrar a Festa de Nossa Senhora da Penha, que tem início no próximo dia 31 de março e segue até o dia 8 de abril.
Este ano, a temática da Festa em homenagem a Nossa Senhora das Alegrias é “Com Maria dizer: sim, eu creio”. O tema inspirado no Ano da Fé, proclamado pelo Papa emérito Bento XVI, visa incentivar os fiéis a caminhar firmes na fé tendo como exemplo inspirador o "sim" de Maria.
Na programação da festa: missas, romarias e shows musicais acontecem no Campinho do Convento e na Prainha. O destaque para este ano é grupo Cantores de Deus, fundado pelo padre Zezinho. As cantoras católicas Adriana Arydes e Eliana Ribeiro também se apresentarão.
A Festa da Penha é a terceira maior atração religiosa católica do País. Mais de 1 milhões de pessoas são esperadas para participar do evento, que reúne peregrinos vindos de todo o Estado e outras regiões.
 
Confira a programação completa da Festa
 
Domingo, dia 31 de março
Romaria dos Cavaleiros - saída de Cobilândia, às 8h30, e chegada na Prainha às 11h
Oitavário e missa às 14h30 no Campinho
(Área Pastoral de Vila Velha)
 
Segunda-feira, 1º de abril
Oitavário e missa às 14h30 no Campinho
(Área Pastoral Serrana)
 
Terça-feira, 02 de abril
Oitavário e missa às 14h30 no Campinho
(Área Pastoral Cariacica/Viana)
 
Quarta-feira, dia 03 de abril
Oitavário e missa às 14h30 no Campinho
(Área Pastoral Benevente)
Romaria dos Militares – Saída do portão do Convento da Penha às 14h
 
Quinta-feira, dia 04 de abril
Oitavário e missa às 14h30 no Campinho
(Área Pastoral Serra)
 
Sexta-feira, dia 05 de abril
Oitavário e missa às 14h30 no Campinho
(Área Pastoral Vitória)
Abertura com Coro Sinfônico da Fames às 19h
Show de Amaro Lima e banda às 20h30
Show de Evandro & Raniery às 22h
 
Sábado, dia 06 de abril
Missa da Romaria de São Mateus às 8h
Romaria das Pessoas com Deficiência – saída da Praça Duque de Caxias às 8h e missa na chegada na Prainha.
Romaria de Cachoeiro de Itapemirim – saída do portão do Convento às 14h
Oitavário e Missa às 14h30 no Campinho
Romaria dos Homens – saída da Catedral às 19h e missa às 23h30 na Prainha
 
Domingo, dia 07 de abril
Romaria de Colatina – saída do portão do Convento às 8h e missa às 9h no Campinho
Romaria Marítima – saída de São Pedro (Ilha das Caieiras) às 8h e chegada no píer da Marinha na Prainha às 11h
Romaria dos Motociclistas – saída da Avenida Jerônimo Monteiro em Vitória às 10h
Romaria das Mulheres – saída da Avenida Jerônimo Monteiro em Vila Velha às 14h30
Show nacional religioso com Adriana (Canção Nova) às 19h
Show de Fábio Carvalho e Manguerê às 21h
 
Segunda, dia 08 de abril
Missa da CRB e Seminário às 7h no Campinho
Romaria dos Ciclistas – saída de Cobilândia e do Ibes às 8h30 e chegada à Prainha às 11h
Apresentação das bandas de congo e homenagens no Campinho às 9h
Missa das Pastorais às 10h no Campinho
Missa de Encerramento às 16h na Prainha
Show nacional religioso com os Cantores de Deus às 18h30
Show nacional religioso com Eliana Ribeiro às 20h30
Atendimento de confissão
De 01 a 08 de abril das 8h às 11h e de 14h às 16h30 na Capela da Penitên
Horário das Missas na Capela do Convento da Penha
Dia 31 de março – 5h, 7h, 9h e 11h
Dia 01 a 05 de abril – 6h, 7h, 8h e 8h30
Dia 05 de abril – missa das 9h30 com a participação especial de advogados
Dia 06 de abril – 6h, 7h30 e 11h
Dia 07 de abril – 5h, 7h, 11h e 14h
Dia 08 de abril – 0h, 2h, 6h, 9h e 12h

fonte: http://www.aves.org.br

O perfil do novo Papa

Imagem

Com a presença em Roma de todos os 115 cardeais eleitores, se aproxima a data para o início do Conclave.
Diante das especulações e inúmeras notícias que têm circulado nos últimos dias na imprensa sobre os possíveis candidatos ao papado, a Rádio Vaticana entrevistou o assessor da Comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB, Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira, que está em Roma assessorando o Card. Raymundo Damasceno Assis.
Na entrevista, o Monsenhor respondeu a seguinte pergunta: qual deve ser o perfil do novo Pontífice?
"Essa semana os cardeais estão dedicados a isso nas congregações: além das questões técnicas, eles se dedicam a discernir o perfil do Papa. Seria muita pretensão da minha parte tentar dizer uma palavra como teólogo, dando excessivamente importância à minha opinião. Mas como opinião pessoal de um fiel da Igreja, eu diria o seguinte: eu esperaria um Papa com uma grande capacidade de diálogo.
Eu participei como auxiliar de secretaria no Sínodo de 2008 e no final do almoço do Papa com os padres sinodais e com os colaboradores, ele disse uma palavra que me marcou profundamente: 'A palavra de Deus cresce com os que a escutam'. Dessa palavra, ele tirava a seguinte conclusão: que o Sínodo foi sobretudo um exercício de escuta, nos escutamos uns aos outros e na nossa escuta a palavra de Deus cresceu. Essa capacidade de escutar o mundo, de escutar a própria Igreja com toda a sua riqueza, com tantos carismas, comunidades e movimentos, e também com tanta necessidade de reforma em diversos âmbitos.
Então um Papa com uma grande capacidade de escuta, em vista do diálogo. Para depois dar uma palavra que a gente sinta que vem da meditação do coração do Papa, que discerne à luz da Escritura, da vontade de Deus, qual é mesmo a vontade de Deus para este momento da vida da Igreja. Eu espero um Papa assim".
 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Sede Vacante



Revisão


Os símbolos litúrgicos


As leis da Igreja


As bem aventuranças


Nascimento, Infância, Batismo e Tentação no deserto


Os apóstolos de Jesus


Pecados x Virtudes


Os símbolos litúrgicos


O ano litúrgico


A missa parte por parte


O que é a Eucaristia?


Os Sacramentos