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sexta-feira, 29 de abril de 2011

Já vou à catequese...


OBJETIVOS
– Proporcionar um bom acolhimento às crianças.
– Conhecer a sala de catequese e os espaços envolventes.
– Despertar uma expectativa positiva e motivadora face à catequese.

OBSERVAÇÕES PEDAGÓGICAS
A criança está a iniciar um novo período de desenvolvimento. Entra em contacto com um universo mais aberto que a faz sentir-se importante. Porém, este universo, se a atrai, também muitas vezes a assusta e desanima. Por isso, caso algumas crianças se mostrem receosas em ficar com o novo grupo, o catequista deve convidar os pais a participar no encontro de catequese de forma activa. Um bom ACOLHIMENTO, muita compreensão e acompanhamento serão o trampolim seguro que a fará crescer serena, capaz de enfrentar medos e desafios.

As crianças chegam pela primeira vez aos espaços da catequese e entram em contacto com aquele/a que vai ser o seu catequista. Este/a tem o dever de lhe proporcionar: ACOLHIMENTO. Por isso, antes de entrar para a sala, o catequista deve ouvir cada criança com muita atenção; deve dar também atenção aos pais, mas privilegiando os mais pequenos.
No grupo da catequese, cada um vai fazer a descoberta de novos amigos e conhecer coisas novas. No entanto, algumas crianças mostram-se mais tímidas, pelo que o catequista dever ter o cuidado de deixar que possam ir ao encontro das mais conhecidas e amigas.
Especialmente nestes primeiros encontros, o catequista deve preparar atempadamente a sala/lugar de catequese, para que demonstre disponibilidade e atenção, quando recebe os pais e as crianças.
No decorrer deste encontro, o catequista criará momentos lúdicos que promovam o conhecimento mútuo e um primeiro reconhecimento dos espaços envolventes do local onde irá decorrer a catequese. Propomos duas alternativas, das quais o catequista escolherá uma, de acordo com as características do seu grupo de catequese e dos espaços.

MATERIAIS
– Gravador ou leitor de CD’s;
– Dístico:” Bem-vindos”;
– Toalha branca;
– Jarra com flores naturais;
– Rosto de Jesus;
– Novelo de lã grossa e cor forte, ou novelo feito com restos de tiras de pano (1ª Alternativa);

MÚSICA
– “Eu venho à catequese”.


II – DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE

1. Olá eu, chamo-me (__) e vou ser o vosso catequista. Sabem o que faz um catequista? (Ouvir as crianças)
É isso que vamos descobrir nos próximos encontros. Entraram este ano para a escola e fizeram amigos; aqui também vão conhecer novos colegas, que se irão tornar novos amigos. Quem gosta de ter amigos? (Ouvir as crianças)
Para fazermos novos amigos, é necessário conhecermo-nos bem. Querem fazer um jogo, para nos conhecermos um pouco melhor?

1.ª Alternativa – Grupo grande

O jogo é simples: vamos fazer a “teia dos amigos”.
Quem já viu uma teia de aranha? Quem faz as teias de aranha? Parece-vos fácil ou difícil de fazer? (Ouvir as crianças)
Se a actividade se realizar na rua, o catequista convida as crianças a fazerem uma roda; se o acolhimento for na sala, coloca as cadeiras em círculo, bem afastadas, e convida as crianças a sentarem-se.

Eu vou começar e cada um de vós, a seguir, vai fazer o mesmo, quando receber o novelo: eu chamo-me ______ e vou ser o vosso catequista durante este ano. Agora vou segurar na ponta da lã e atiro o novelo para o(a) menino(a) que está à minha frente que ainda não conheço e pergunto-lhe: como te “chamas”? Que idade tens?
 De seguida, o menino que receber o novelo responde e segura o fio sem o largar, e também ele atira o novelo para outro menino(a) que ainda não conheça bem. Pergunta-lhe como se chama, quantos anos tem, etc. (Se quiser, até pode perguntar em que escola anda). E todos fazem o mesmo, até que o novelo tenha passado por todos, formando uma grande teia.
(No final:)
Reparem: no meio de nós formou-se uma teia, parecida com a das aranhas; mas a nossa é uma “teia de amizade”, porque agora já nos conhecemos melhor. Já sabemos os nomes e a idade uns dos outros. Alguns até têm o nome igual ou parecido e até a mesma idade.

2.ª Alternativa – Grupo pequeno

O jogo chama-se “O Jogo do Amigo”.
O que fazem os amigos quando se encontram? (Ouvir as crianças)
Cumprimentam-se.
E, quando fazemos novos amigos, gostamos de conhecê-los bem, gostamos até de conhecer a família deles, os outros amigos que têm e até gostamos de conhecer a casa deles, e ir para lá brincar.
Hoje vamos fazer um jogo que nos vai ajudar a conhecer melhor.
Formemos uma roda. Um de cada vez vai apertar a mão de todos os outros (como fazem os adultos, quando se cumprimentam) e, ao cumprimentar, diz: Olá! Como estás? Bom dia! Boa tarde! Como te chamas?
Não podemos passar adiante sem que todos se tenham cumprimentado e falado.
E eu, que vou ser vosso(a) catequista, também vou jogar.

2. Agora, já nos conhecemos melhor uns aos outros.
No caso dos jogos não se terem realizado ao ar livre, alterar um pouco a forma das questões seguintes, para que as crianças descubram as diferenças e as semelhanças entre as salas onde têm aulas e onde vai decorrer a catequese.

Querem conhecer a nossa sala de catequese?
Na escola também têm uma sala de aulas, não é verdade? Gostam dela? (Ouvir as crianças)
Na nossa paróquia também temos salas (ou espaços) para a catequese (cuidar da forma como se fala sobre este assunto, pois deve estar o mais possível de acordo com a realidade).
Vamos conhecer a nossa sala. (Entram ordenadamente na sala, anteriormente embelezada)
Gostam? Está bonita? Porque será que está assim arranjada?
É igual à vossa sala de aulas? Quais são as diferenças? (Ouvir as crianças)
É aqui, neste lugar, que ao longo deste ano vamos aprender a ser amigos de verdade e vamos conhecer um Amigo muito importante, que não vemos com os nossos olhos, mas é a principal razão por que vimos à catequese. Sabem quem é? (Ouvir as crianças)
Jesus! Muito bem. É por causa d’Ele que vimos à catequese.
Querem conhecê-lo? (Ouvir as crianças)
Para isso, têm de vir todas as semanas à catequese.
Vou contar-vos uma história. Querem escutar?
Eu tinha mais ou menos a vossa idade…

O catequista, em cinco minutos, no máximo conta a sua experiência de, quando criança, foi para a catequese. Realça, desta experiência, o lugar, as condições e o (a/s) catequista(s) que teve, dando relevo aos aspectos mais positivos da sua experiência.
Caso seja difícil ou impossível falar da sua experiência pessoal, pode pedir ajuda a outro catequista, ou até convidar um adolescente, para dar um breve testemunho.

Gostaram?
Já nos conhecemos um pouco melhor. Já conhecemos a nossa sala de catequese. Mas será que já conhecemos todos os espaços da catequese? (Ouvir as crianças)
Como alguns de vocês ainda não conhecem, vamos dar um passeio, para descobrirmos todos os espaços do nosso centro de catequese.
Vamos dar a mão dois a dois e sair. Eu vou à frente. Vou ser o vosso guia.

O catequista sai e mostra-lhes, sem demoras, os espaços que circundam todo o ambiente da catequese, sobretudo os mais necessários, como sejam o local do acolhimento – se o houver – e a casa de banho, indicando-lhes as regras de utilização. Se a catequese for dentro da igreja, o catequista terá o cuidado de a mostrar e dar as devidas explicações, porém sem entrar em pormenores, visto que haverá catequeses para esse efeito.
Outra proposta para conhecer bem as instalações, poderá ser feita através da dinâmica “Caça ao Tesouro (ver Doc. 1). Acabada a visita, que não deve ser muito longa, regressam à sala.

3. Tantas novidades que hoje descobrimos: Já conhecemos novos amigos, já me conhecem a mim, já conhecem os espaços da catequese…
 Quando os amigos nos dão coisas de que gostamos muito e nos fazem sentir muito felizes, o que é que nós lhes dizemos, para mostrarmos que estamos contentes e agradecidos? (Ouvir as crianças)
Isso mesmo: dizemos obrigado. E, às vezes, para mostrarmos a nossa alegria até cantamos. Querem aprender uma canção?
Vamos fazer uma roda:

Canção: Eu venho à catequese

Se possível, termine-se este primeiro encontro de catequese com um pequeno convívio/lanche. Podem convidar-se os pais ou outros educadores, que normalmente vêm buscar as crianças, a participarem nele.


III DOCUMENTOS

DOCUMENTO 1

Jogo “Caça ao Tesouro”
 De modo muito simples e com estratégias do género da gincana, o catequista prepara alguns símbolos de acordo com os espaços que vão visitar. Exemplos:
1.º- Desenho de uma criança em frente a uma porta e a dizer: “ai, ai, despacha-te “Deixar tudo limpinho”. Adivinha: “Que local vamos conhecer?” – A casa de banho.
2.º - “Que bom, agora já podemos correr, saltar e até falar bem alto.” Adivinha: “Que local vamos conhecer?” – O exterior…

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