Minha lista de blogs

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Amor e serviço, qual a relação?

Não sei se você já percebeu, mas parece que o papel da mulher na sociedade é muito mais exigente do que o do homem! E não estou falando isso só porque sou mulher.
Vou te explicar esse ponto de vista: É claro que o homem tem a responsabilidade e o dever de trabalhar para garantir o sustento da família, é dele a tarefa de conduzi-la para um caminho seguro e digno. Admiro e valorizo os esforços que o homem faz a cada dia para dar sempre o melhor para o seu lar. Recordo-me de papai que várias vezes chegava em casa muito cansado, mas com um sorriso no rosto por saber que as contas daquele mês seriam pagas! Ele exibia a alegria de saber que sua esposa e seus três filhos teriam o que vestir, comer, e até se divertir. Tenho certeza que essa cena já se repetiu em sua vida. Sem contar aqueles que trabalham em dois empregos para sustentarem suas famílias.
Todavia em nossa sociedade, a maioria das mulheres também trabalha e ao chegar em casa elas ainda precisam garantir que a casa esteja limpa, os filhos com os deveres em dia e a comidinha do maridão pronta. Ufa!!! Haja tempo e disposição.
A mulher tem a missão de colaborar com a sociedade com sua profissão, mas em casa ela tem missão de servir seu esposo e seus filhos. E para as solteiras a missão não é muito diferente, pois elas precisam garantir que seu quarto esteja limpo, roupa organizada, ou ainda ajudar a mãe com os afazeres da casa. Recordo-me agora de mamãe que ao chegar do trabalho, ia para o fogão preparar o jantar do meu pai e organizar as coisas que não poderiam ficar fora do lugar e muitas vezes eu dizia “Mãe vem ficar com a gente?”e ela respondia: “Já vou filha, a mãe tá acabando aqui”.
Com essa resposta minha mãe me ensinava concretamente aquilo que nos diz a antropologia de João Paulo II: “A dignidade feminina da mulher será mensurada na medida em que ela amar“. Mamãe nos mostrava que sua dignidade de mulher estava no gesto de nos amar concretamente, seja cozinhando, limpando a casa ou preparando o lanche para o próximo dia. Sua dignidade era medida conforme ela ia servindo.
Infelizmente o feminismo afirma que esse ato de servir da mulher é uma atitude inferior, negativa. Mas agora me diz, qual o problema em amar o outro? Qual o problema em fazer o outro feliz? Em servir por amor? Te digo que não é um problema mas pelo contrário é uma solução! Essa é uma solução para o egoísmo, carência de pais, por tanta imoralidade, pelas vinganças e preconceitos. Amar, servir por amor, servir para fazer o outro feliz.
Acredito que quanto mais a mulher se sentir amada e valorizada ela vai como consequência querer amar, e amar concretamente, amar servindo! O que muitas vezes nós queremos ouvir é um “Muito Obrigado”. Duas palavras que fazem toda uma diferença na vida de uma mulher!
Você homem que namora ou que é casado, por que não chegar em casa e fazer uma declaração de amor como em Provérbios 30, 29 “São muitas as mulheres de valor, mas tu ultrapassaste a todas!”?
Para você homem, que está lendo esse post, que tal agradecer e demonstrar o seu amor por essa mulher mais próxima a você: mãe, irmã, amiga, namorada, esposa, filha?
E para você mulher, que tal amar concretamente, servindo esse homem mais próximo a você? Ah Fernanda, mas ele é folgado e mal agradecido! Ah minha cara, Monsenhor Jonas Abib nos ensina que o “amor que eu dou é o amor que me cura” ou o ditado popular “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”….Persevera e você colherá os frutos lááááá na frente! Tenho certeza, vocês dois sairão ganhando.

#tamujunto
Fernanda Soares @FerCN

Nenhum comentário:

Postar um comentário