Minha lista de blogs

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Resumo desde a Criação até Isaac e Rebeca


A criação do mundo “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1.1-25).
No início Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma, vazia, escura e coberta de água. O Espírito de Deus flutuava sobre a água. E Deus começou a criar as coisas somente com sua palavra. No primeiro dia Ele criou o dia e a noite. No 2º dia criou o céu. No 3º dia criou o mar, a terra e as plantas. No 4º dia criou o sol, a lua e as estrelas. No 5º dia criou os animais que viveriam nas águas e nos céus. No 6º dia criou os animais que viveriam na terra e criou o homem e a mulher. No 7º dia descansou.

Adão e Eva (Gênesis 2-3).
Deus criou um lindo paraíso, chamado Jardim do Éden. Colocou o homem, Adão, e a mulher, Eva, para viverem lá. Naquela época, não havia roupas, e Adão e Eva viviam nus, mas, como tinham o pensamento puro, não sentiam vergonha. Nesse Jardim, Deus plantou várias árvores. Bem no centro, Ele plantou a árvore com o fruto que ensinava o bem e o mal, e disse para Adão e Eva: “Este é o único fruto que vocês estão proibidos de comer. Se comerem vocês vão morrer.” De todos os animais, a serpente era o mais esperto. Ela foi até Eva e perguntou sobre o fruto proibido. Eva disse: “Deus nos falou que se comermos desse fruto iremos morrer.” Então a serpente respondeu: “Não é verdade! É que Deus sabe que, se vocês comerem desse fruto, vocês vão virar deuses e conhecerão o bem e o mal.”

O Pecado (Gênesis 3).
Eva acreditou no que a serpente tinha dito e resolveu comer o fruto. E, então, o deu para Adão comer também. Depois de comerem o fruto proibido, eles perceberam que estavam sem roupa e foram correndo se cobrir com folhas do Jardim. Quando viu que Deus estava passando, Adão se escondeu. Deus chamou Adão e perguntou: “O que está acontecendo?” E Adão respondeu: “Ouvi sua voz, fiquei com vergonha e me escondi, porque estou nu.” E Deus descobriu que eles haviam desobedecido a sua ordem. Eva disse para Deus: “Foi a serpente que nos enganou.” Deus olhou para a serpente e falou: “Por ter feito isso, você se tornou um animal muito mau. Irá rastejar sempre e ninguém gostará de você.” E Deus expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden por terem desobedecido.

Caim e Abel (Gênesis 4).
Adão e Eva foram viver longe do Jardim do Éden. Algum tempo depois, tiveram dois filhos, Caim e Abel. Os dois meninos cresceram. Caim cultivava a terra, e Abel se tornou pastor de ovelhas. Depois de muito trabalho, Caim ofereceu a Deus os frutos do seu plantio. Já Abel ofereceu a Deus as primeiras ovelhas que nasceram em seu rebanho. Deus, que conhece o coração de cada um, gostou da oferta de Abel, que era justo, e não gostou muito da oferta de Caim. Caim ficou muito bravo e triste por Deus ter gostado mais da oferta de Abel do que da sua. Então Caim, cheio de raiva no coração, chamou Abel para ir ao campo e resolveu mata-lo. Deus se entristeceu com Caim por causa da morte de Abel. Então Caim se sentindo culpado pelo que havia feito, resolveu viver para sempre escondido de Deus em uma cidade que ele construiu. Caim e sua esposa tiveram um filho que chamaram de Henoc.

A arca de Noé (Gênesis 6-9).
Os homens e as mulheres tiveram vários filhos, e a Terra começou a ter muitas pessoas vivendo nela. Mas Deus viu que a maldade crescia no coração das pessoas e se arrependeu de ter criado tudo o que criou. Mas nessa época existia um homem muito bom, chamado Noé. Ele era casado e tinha três filhos, que também eram casados. E Deus disse a Noé: “Para mim, chegou o fim de todos, pois a Terra está cheia de maldade no coração do povo.” E Deus continuou dizendo a Noé: “Construa um barco bem grande, uma arca. Nela você colocará um macho e uma fêmea de cada espécie de animal que existe.” E então Noé obedeceu a Deus e fez a arca. Colocou nela os animais com toda a sua família. Depois de sete dias, quando Noé já estava dentro da arca com os animais e sua família, Deus fez chover durante quarenta dias e quarenta noites. A Terra foi sendo inundada, e a arca começou a flutuar sobre as águas. Após os quarenta dias e as quarenta noites, Deus soprou um grande vento, fazendo com que as águas baixassem, e a Terra ficou seca. Então Deus ordenou a Noé: “Saia da arca com sua família e os animais.” Noé obedeceu. Ao sair da arca, ele construiu um altar para agradecer a Deus por tudo. E Deus fez uma promessa a Noé: “Nunca mais vou mandar uma inundação para destruir a Terra. Em dias de muita chuva, colocarei um arco-íris entre as nuvens, e esse será o sinal da minha união com todos os seres vivos. Assim, sempre que o arco-íris aparecer, me lembrarei dessa união.”
                                                                      


Abraão: O pai da fé (Gênesis 11-22).
 Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com sua esposa e ir morar em outro lugar, que mostrarei a você. Seus descendentes serão muito numerosos e formarão uma grande nação, uma fonte de bênçãos.” Nessa época Abrão já tinha 75 anos. Então Abrão obedeceu a Deus. Se despediu de sua família e segui viagem para a Terra Prometida por Deus, com sua esposa, chamada Sarai, e seu sobrinho, que se chamava Lot. Eles andaram por um longo caminho, e chegaram até Canaã. Lá, Abrão construiu um altar, debaixo de um carvalho, para agradecer a Deus pela Terra Prometida. O tempo ia passando, e o Senhor abençoava Abrão com muitos bens cumprindo sua promessa de conceder a ele e seus descendentes a Terra Prometida. Quando Abrão se sentia inseguro, Deus falava com ele: “Não tenha medo de nada. Eu sou seu protetor. Sua recompensa será muito grande.” Mas um dia Abrão, preocupado, falou para Deus: “Senhor, já sou velho e continuo sem filhos.” Deus respondeu: “Não fique preocupado. Faça o seguinte: todo homem da sua casa deve ser circuncidado” (que é o jeito como os Judeus consagram seus filhos a Deus). “E, daqui pra frente, você não se chamará mais Abrão, mas Abraão” (o nome Abraão significa “pai de uma grande nação”) “e sua mulher não vai mais se chamar Sarai, mas Sara” (que significa “princesa, nobre”). “Ela dará à luz um filho, que vocês vão chamar de Isaac” (que significa “ele sorrirá, será feliz”). “E com Isaac farei uma aliança eterna de amizade.” E Deus continuou: “Abraão, olhe agora para os céus e tente contar as estrelas que você está vendo. Assim será sua descendência, numerosa como as estrelas do Céu.” E Abraão acreditou no Senhor.
Em outro dia, Abraão se encontrou com três homens e os convidou para sua casa (eles eram anjos). Eles anunciaram que quando voltassem Sara já seria mãe. E quando foram embora contaram dos planos de Deus sobre Sodoma e Gomorra a Abraão que tentou argumentar com Deus a favor dos inocentes que lá viviam. Deus respondeu que se Abraão encontrasse lá, pelo menos 50 pessoas justas, pouparia todos os habitantes. E Abraão perguntou: “Se viverem lá 40, 30, 20, 10 homens bons, ainda assim o Senhor pouparia as cidades?” E Deus respondeu que se lá houvesse ao menos 10 homens justos Ele não destruiria as cidades e seus habitantes. Mas os anjos não encontraram nem 10 justos, apenas a família de Lot, sobrinho de Abraão que morava em Sodoma. Os anjos tomaram pela mão Lot, sua esposa e suas duas filhas e os levaram para fora da cidade, pois Deus os queria salvar. E mandaram que eles subissem a montanha e não olhassem para trás, se quisessem sobreviver. Em Sodoma e Gomorra caiu uma chuva de fogo e enxofre que destruiu tudo. A mulher de Lot não obedeceu ao anjo: olhou para trás e na mesma hora virou uma estátua de sal.
Deus cumpriu sua promessa e Sara deu à luz Isaac. Abraão ficou muito feliz. Quando Isaac ainda era criança, Deus resolveu testar a fé e a fidelidade de Abraão, pedindo que ele entregasse seu amado filho como sacrifício. (Era costume naquela época sacrificar a Deus os primeiros filhotes das ovelhas.) Mesmo muito triste, Abraão levantou cedo e subiu com o menino para a montanha, onde costumavam ser feitos os sacrifícios. Quando Abraão pegou a faca para matar Isaac e oferecê-lo a Deus, ele ouviu uma voz dizendo: “Não, Abraão, espere! Não faça nada contra seu filho! Agora sei que você é realmente fiel e obediente.” E apareceu ali uma ovelha para ser sacrificada no lugar de Isaac. Assim, Abraão provou que amava a Deus mais do que tudo.

Isaac e Rebeca (Gênesis 24-25).
Isaac cresceu e se tornou um homem muito bom. Um dia, quando Isaac já estava na idade de se casar, Abraão chamou seu fiel servo e disse: “... quero que você saia em busca de uma moça para se casar com meu filho.” Então o servo partiu para cumprir sua missão. Chegando a uma cidade chamada Nacor, ajoelhou-se e pediu a Deus que o ajudasse a encontrar uma noiva para Isaac. Aproximou-se dele uma moça que deu de beber a ele e seus camelos. Seu nome era Rebeca. E ele lhe deu um anel de ouro e uma pulseira, pois ela era a escolhida. Depois de conversar com a família da moça, Rebeca foi levada a Isaac e os dois de casaram. Eles viviam felizes mais não conseguiam ter filhos. Por isso Isaac rezou a Deus dizendo que gostaria muito de ter um filho e Deus escutou a oração de Isaac e Rebeca ficou grávida de gêmeos, Esaú e Jacó. Quando Isaac estava para morrer, resolveu dar a benção e passar para Esaú, o filho mais velho, o direito de mandar sobre os irmãos e ganhar a maior parte da herança. Mas, Rebeca contou para Jacó os planos de seu pai e ele resolveu enganar seu pai e acabou recebendo a benção no lugar de seu irmão Esaú que ficou com muita raiva de Jacó. Jacó fugiu para casa de Labão, seu tio e lá se casou com Raquel com quem teve 13 filhos: Rubem, Simeão, Levi, Judá, Dã, Neftali, Gad, Aser, Issacar, Zabulon, Dina, José e Benjamim.
A história de José veremos no próximo encontro. Não percam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário